A hora de Leo?

A Albiceleste chega à Rússia com o estatuto de vice-campeã mundial. Um título que escapa à seleção argentina desde 1986 e um troféu que falta ao palmarés daquele que, a par de Cristiano Ronaldo, é o melhor futebolista desta geração: Lionel Messi.

O CALENDÁRIO

A Argentina estreia-se no grupo D frente à estreante Islândia, a 16 de junho. Joga depois com a Croácia, a 21 de junho, e defronta a Nigéria cinco dias depois.

A seleção croata deverá ser a única a desafiar a natural superioridade que os argentinos deverão impor neste grupo.

Jason Cairnduff

O HISTÓRICO

Mais de trinta anos depois da última glória num campeonato do mundo, a atual geração tem mostrado estar à altura de igualar os patamares de qualidade e repetir os títulos de 1978 e 1986, guiados pela magia de Mario Kempes e Diego Maradona.

No México'86, Maradona foi rei. Na final, os argentinos bateram a Alemanha

No México'86, Maradona foi rei. Na final, os argentinos bateram a Alemanha

CARLO FUMAGALLI

Messi e companhia comandam a armada albiceleste que, há quatro anos, esteve muito perto de se sagrar campeã mundial em pleno Brasil. Só não o conseguiu porque "O futebol são 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha". Já o dizia o carismático avançado inglês Gary Lineker. Também assim foi em 1990.

Os germânicos viriam a vingar a derrota na final de 1986 quatro anos depois, no Itália'90

Os germânicos viriam a vingar a derrota na final de 1986 quatro anos depois, no Itália'90

DIETHER ENDLICHER

A FIGURA - LIONEL MESSI

O astro argentino dispensa apresentações. A par de Cristiano Ronaldo, é o melhor futebolista da sua geração.

Henry Romero

Ainda assim, o inesgotável talento tem sido insuficiente para garantir uma conquista ao serviço do seu país. Tal seca de títulos, que incluiu três finais perdidas (uma no Mundial 2014, frente à Alemanha, e outras duas nas edições de 2015 e 2016 da Copa América, ambas diante do Chile e ambas no desempate por penáltis), levou Messi a renunciar à seleção. O adeus foi temporário e Leo vai agora jogar aquele que poderá ser o seu último campeonato do mundo. Será desta?

Marcos Brindicci

Autor: André de Jesus